Estive Pensando 14

Estive pensando recentemente no modo como Deus se tornou um forte obstáculo à pregação do evangelho numa região que Paulo tentava evangelizar (Atos 16.3-10). Ora Deus impedia que ele chegasse ao local, ora ele impedia que Paulo falasse na região que ele havia conseguido chegar. Veja, Deus tem suas razões e não cabe a mim questioná-las. Meu ponto é: Não seria mais fácil ter dito antecipadamente a ele aonde ir? Isso seria muito melhor do que deixá-lo gastar tempo, recursos e energia para, no final, bater com a cara numa porta fechada por Deus. É lógico que seria melhor, mas por que Deus age assim?

De forma geral, Deus não precisaria dizer onde pregar o evangelho, já que o mundo todo precisa ouvi-lo. Mas se esse é o caso, por que, então, impedir que o evangelho fosse pregado naquela região? Eu consigo pensar em duas razões. Primeiro, Deus não está impedindo que aquela região seja evangelizada; ele está impedindo que Paulo fizesse isso. São duas coisas diferentes. E por que ele não queria que Paulo fizesse isso? Não sei. Como disse, Deus tem suas razões. Entretanto, não precisamos conhecer e entender as razões de Deus para tudo o que ele faz.

Mesmo sem saber as razões de Deus, consigo aprender uma importante lição com essa situação: a expansão do reino de Deus não depende de uma pessoa só. Em sua multiforme sabedoria, Deus é quem move peças em seus planos insondáveis. Por isso, pare de achar que as coisas só acontecerão se forem feitas por você. E se esse tem disso o seu pensamento, mais um motivo para Deus te impedir de fazer aquilo.

A segunda razão é pedagógica; Deus quer nos ensinar algo a respeito dos planos que fazemos. É possível que Paulo tenha planejado antecipadamente, em oração, a rota para seguir expandindo a proclamação do evangelho. Será que ele planejou também o que fazer quando portas são fechadas e obstáculos o impedisse de executar a sua missão de evangelizar? A lição a ser aprendida aqui é a seguinte: sempre inclua em seus planos a possibilidade de se deparar com uma porta fechada POR DEUS. Isso nos ajudará a ser mais realistas e humildes a respeito daquilo que queremos fazer. Pense nisso.

Lembrou-se de alguém enquanto lia? Compartilhe.

Professor, pesquisador e pastor. Amo ouvir, refletir e divulgar boas ideias. Creio, sigo e sirvo o Deus que se revelou nas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos.

Deixe um comentário