Continuo pensando sobre o medo, sua origem e propósito. Hoje, em particular, estou pensando no medo provocado pelo próprio Deus, como vemos no relato em Deuteronômio 2.25, “Hoje, começarei a meter o terror e o medo de ti aos povos que estão debaixo de todo o céu; os que ouvirem a tua fama tremerão diante de ti e se angustiarão.” Segundo esse texto, Deus pode ser a fonte de medo e terror que assolam um grupo de pessoas. Sobre isso tenho duas perguntas: Como ele faz isso? O que ele espera conseguir com isso?
O modo como Deus mete medo e terror nas pessoas pode variar muito. Temos um exemplo disso nos dias de Gideão (Juízes 7). Deus mandou um sonho coletivo entre os midianitas a respeito de um pão de cevada que saia rodopiando no arraial e acertava a tenda do comandante do exército midianita. Com o tempo, eles começaram a associar esse maldito pão voador com a espada de Gideão. O terror se alastrou de tal forma que comprometeu o desempenho do exército na batalha.
Veja, tudo começou com o sonho e, posteriormente, a associação ou interpretação do sonho como sendo a espada de Gideão. Quando conectamos isso com o texto de Deuteronômio, é fácil perceber que o sonho e sua interpretação foram produzidos por Deus. Foi ele quem incentivou Gideão, o qual também estava com medo, a ir escondido ao acampamento do inimigo para escutar o que eles estavam conversando. Assim sendo, não é errado afirmar que alguns temores e rumores podem ser uma iniciativa do próprio Deus. Por que ele faria isso?
Isso nos leva à segunda pergunta: O que Deus espera conseguir com o medo que ele causa nas pessoas? No caso de Gideão, o medo enviado foi usado para frustrar os intentos de guerra dos inimigos do povo de Deus. O medo enviado por Deus é capaz de corroer o principal elemento de um exército planejando um ataque: a coragem. Até mesmo entre o exército de Gideão, quando perguntado se tinha alguém com medo, 22 mil responderam que sim e retornaram para casa.
Ter medo pode não ser o seu maior problema, pois ele pode estar vindo do próprio Deus. O maior problema são as conexões malucas que o medo nos induz a fazer. O medo é um poderoso combustível capaz de incendiar nossa imaginação e levar-nos ao desespero extremo a respeito de coisas que coisas que nos mesmos criamos. Veja, qual a relação entre pão e a espada de Gideão? Nenhuma, mas pessoas com medo fazem conexões desse tipo. Medo pode salvar a sua vida, mas as conexões que você faz na sua própria cabeça, enquanto está com medo, podem colocá-la em grande risco. Pense nisso.