Estive pensando recentemente sobre o significado do que Moisés falou no Salmo 90.12 “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos corações sábios”. Moisés viveu 120 anos; será que ele estava tendo dificuldades de contar quantos anos tinha? Não me parece ser esse o sentido do que ele pede. Mesmo que fosse, não entendo como saber contar quantos anos temos nos fará ter corações sábios. Mas se não for, qual é, então, o significado desse pedido de Moisés neste salmo?
A chave para desvendar esse mistério tem a ver com a palavra “contar”. Em português, essa palavra é usada em dois sentidos: contar a quantidade de alguma coisa ou contar a história sobre alguma coisa. O sentido utilizado no salmo, por causa do termo em hebraico, é o de contar a história sobre alguma coisa. Isso sim é algo que requer aprendizado e a ajuda de Deus é determinante. Aqueles que conseguem dominar a virtude de contar os seus dias certamente acumularão sabedoria para a vida. E aí está o grande desafio proposto por Moisés: Quem consegue contar/narrar os seus dias?
Para aprender a contar os nossos dias, duas coisas são indispensáveis: memória e motivação. A memória pode ser traiçoeira e levar-nos a se lembrar somente de episódios seletos em nossa vida. Geralmente nos esquecemos muito rápido das coisas que nos aconteceram, mais rápido do que gostaríamos. Quem não se lembra dos fatos não tem como contar uma história. A motivação, por outro lado, é o fator determinante que nos faz esquecer ou se lembrar de muitas coisas que já vivemos. Você já se perguntou por que alguns episódios na sua vida não saem da sua mente e influenciam o modo como você olha para os demais dias?
Não deixe que as motivações do seu coração determinem as escolhas de quais momentos em sua vida devem ser contados em sua história. Quem aprende a contar sua história com a ajuda de Deus entende que até mesmo os nossos erros e frustrações poderão ajudar a jornada de outras pessoas. Pare de construir uma narrativa da sua vida com base em apenas um episódio. Nossa vida é vivida diante de Deus, sustentada e dirigida por ele.
Não é possível contar nossos dias com base em uma foto apenas. A vida não se restringe ao que ficou registrado em uma foto. Precisamos ter coragem de usar várias fotos e contar os nossos dias com a motivação correta: “O Senhor tem sido nosso refúgio de geração em geração”. Pense nisso.