Simplicidade não recomendada

Na visão do livro de Provérbios, simplicidade não é uma virtude. Nos primeiros nove capítulos do livro, o simples é descrito como alguém que cai facilmente nas ciladas que a mulher adúltera arma com suas palavras. A virtude, na verdade, é saber dosar a quantidade certa de crédito que damos a tudo aquilo que as pessoas dizem. Como fazer isso? Segundo a instrução deste provérbio, o segredo é atentar para os próprios passos. Atentar para os passos significa entender a sua própria caminhada para que você não dependa sempre de outros para saber o que está certo. Em outras palavras, todos somos desafiados a olhar onde andamos e o que fazermos, a julgar nossas decisões de acatar como verdade o que ouvimos, vemos ou lemos.

Um dos primeiros sinais de que uma pessoa deixou de ser criança é a sua capacidade de se recusar a dar crédito a tudo o que é dito. As instruções contidas na Bíblia visam auxiliar-nos a discernir os nossos próprios passos. Pare de acreditar em tudo o que dizem a seu respeito. Não construa sua alegria ou a destrua com base naquilo que outros dizem. Entenda o que Deus está fazendo com sua vida se liberte do vício de dar crédito a tudo e a todos. A confiança que temos é que “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Pv 16.9). É por isso que atentar para seus próprios passos significa atentar para aquilo que Deus está fazendo.

Aplicação

Não dê a outros o privilégio de descobrir o que Deus está fazendo em sua vida. Atente para seus passos e descubra você mesmo com o auxílio da Bíblia.

 

Compartilhe esse post:

Deixe uma resposta