Rodeado por incompetentes

Confiança e deslealdade são duas coisas que não se combinam. A confiança é uma atitude cativada em relação a alguém ou algo que correspondeu à nossa expectativa por determinado período. Quanto mais nossa expectativa é correspondida, mais a confiança aumenta. Esse provérbio constrói uma comparação curiosa com as figuras ‘dente quebrado’ e ‘pé sem firmeza’ para mostrar uma situação não se pode ter aquela experiência de expectativa correspondida. O elemento em comum entre o dentre quebrado e o pé sem firmeza é que em ambos os casos precisamos continuar usando-os, mesmo sabendo que eles não mais correspondem àquilo que esperamos deles. Não mastigamos mais com a mesma segurança quando sabemos que o dente está quebrado. Não usamos a mesa com a mesma tranquilidade quando vemos que um dos pés está comprometido. Todavia, a necessidade nos obriga usarmos tanto o dente quebrado quanto o pé sem firmeza.

A situação com o desleal depende da mesma necessidade. Por que uma pessoa pediria ajuda de uma pessoa conhecida por ser desleal? A resposta está clara no texto. No dia da angústia, infelizmente temos que depender até daqueles que sabemos não corresponderá a nossa expectativa. Quem já viveu um pouco mais sabe muito bem que o mundo está cheio de “dentes quebrados” e “pés sem firmeza”. Bom seria se eles pudessem viver para lá e nós para cá, mas na prática eles sempre estarão entre aqueles que precisaremos pedir ajuda. Na perspectiva do livro de Provérbios, confiança plena só pode ser encontrada em um lugar: “No temor do Senhor há firme confiança, e isso é refúgio para os seus filhos” (Pv 14.26).

Aplicação

Quando você se encontrar rodeado por incompetentes, de “dentes quebrados” ou “pés sem firmeza”, entenda isso como um sinal do Senhor para que sua confiança esteja nele.

Lembrou-se de alguém enquanto lia? Compartilhe.
  • 4
    Shares

One Comment

  • jorgemelhado

    3 de agosto de 2016 at 12:51

    Quando nos detemos em meditar nos provérbios percebemos como seu aspecto prático é vultoso. Nem sempre percebemos como a sabedoria que vem de Deus é aplicável à nossa vida. Deus é gracioso em nos conceder todos os meios para que vivamos uma vida cheia de fé nele! Parabéns. Continue a escrever. Deus o abençoe.

    Responder

Deixe uma resposta