Como se tornou prostituta!

Hoje acordei cedo, mas sai tarde de casa. Enquanto tomava meu café (sem açúcar) assistia os relatos dos protestos que aconteceram no domingo. Embora eu seja uma pessoa calma, eu me irrito profundamente por dentro com a impunidade, com a corrupção, com o roubo, com a perversão do direito. Por que essas coisas acontecem com nosso Brasil? Foi com esta pergunta que decidi desligar a TV e olhar um pouco mais para as Escrituras. Por alguma razão me veio à mente o texto do profeta Isaías (Is 1:21-26)

Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela, que estava cheia de justiça! Nela, habitava a retidão, mas, agora, homicidas. A tua prata se tornou em escórias, o teu licor se misturou com água. Os teus príncipes são rebeldes e companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno e corre atrás de recompensas. Não defendem o direito do órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas.

Portanto, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! Tomarei satisfações dos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos. Voltarei contra ti a minha mão, purificar-te-ei como com potassa das tuas escórias e tirarei de ti todo metal impuro. Restituir-te-ei os teus juízes, como eram antigamente, os teus conselheiros, como no princípio; depois, te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.

Ao ler uma profecia como esta, percebi que podemos esperar quatro coisas de Deus em momentos como esses que estamos vivendo. Aliás, mais do que esperar, podemos suplicar para que ele faça novamente aquilo que é do seu interesse.

1) Deus tem interesse em tomar satisfação dos seus adversários. Nosso Deus é justo e não se alinha com aqueles do “deixa disso”, mas vai até o fim e traz à luz a perversão e o erro. Assim, posso pedir e esperar em Deus que ele tome satisfação dos que nos causam tanto mal.

2) Deus tem interesse em vingar os que procederam corruptamente. As palavras de lamento do profeta são dramáticas: “Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela, que estava cheia de justiça! Nela, habitava a retidão, mas, agora, homicidas. A tua prata se tornou em escórias, o teu licor se misturou com água. Os teus príncipes são rebeldes e companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno e corre atrás de recompensas.” Deus é o nosso vingador e o mais interessado em vingar os que perverteram o direito.

3) Deus tem interesse em purificar o que foi corrompido. Na linguagem do profeta, essa purificação é comparada à purificação de um metal. Não existe nada ou ninguém tão endurecido que o fogo de Deus não consiga derreter e extirpar toda sorte de impureza. Assim, posso pedir e esperar que Deus removerá toda impureza do meio do nosso povo.

4) Deus tem interesse na justiça. Deus poderia muito bem destruir e eliminar todos os que agem corruptamente, banindo-os para sempre do nosso meio. Todavia, as Escrituras e a história tem mostrado que ele tem muito interesse na justiça. O erro precisa ser julgado e exposto perante os olhos de todos. Assim, à semelhança do que disse o profeta, posso pedir e esperar que Deus restitua e mantenha juízes justos em nossa pátria. É por meio deles que o castigo de Deus virá.

Oremos por nossa nação.

Daniel Santos

Lembrou-se de alguém enquanto lia? Compartilhe.

Professor, pesquisador e pastor. Amo ouvir, refletir e divulgar boas ideias. Creio, sigo e sirvo o Deus que se revelou nas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos.

2 Comentários

  • Thais Castanha

    08/17/2015 at 18:37

    Oramos por doentes, por empregos, por tantas coisas e nos esquecemos da nossa querida Pátria! Não me recordo a última vez que ouvi um pedido pela nossa nação. No afã de receber pra si os deleites da tão famosa doutrina ” quero o que é meu”, esquecemos que o que é nosso repousa nas mãos manchadas pelo poder corrupto!

    Responder

Deixe um comentário