Lí e recomendo
Ian Provan, V. Philips Long, Tremper Longman III. Uma história bíblica de Israel.
Excelente leitura para nos auxiliar na reflexão de um tema que tem sido descontruído (unilateralmente) por estudiosos ao redor do mundo: a viabilidade de se escrever uma história de Israel com base nos relatos bíblicos. Pasmem, mas há muitos que não acreditam que os relatos bíblicos antes dos dias da monarquia unida de Israel (Davi-Salomão) sejam confiáveis para servir de base para uma história que seja “academicamente aceita”. O propósito do livro é oferecer subsídios para que teólogos e estudiosos da história de Israel entrem nesse debate conhecendo os dois lados do argumento. Eu fui aluno do Philips Long em 1998 e recomendo seu trabalho como alguém comprometido com a veracidade das Escrituras. Para os que não estão familiarizados com o tema, a leitura desse livro vai passar uma impressão de ouvir uma “delação premiada” contra K. W. Whitelam, J. Alberto Soggin, John van Seters (Em busca da história), para citar apenas alguns. É uma leitura indispensável para alunos universitários em cursos de história, os quais são geralmente bombardeados com ideologias de esquerda sem a oportunidade de ouvir o contraditório. Não recomendo que você compre o livro e dê de presente a um professor ou teólogo que já seja conhecido por ser antagônico ao relato bíblico. O livro é destinado aos cristãos pensantes que precisam conviver e dialogar com esse tipo de pessoas ou discípulos dos mesmos. Boa leitura!
Daniel Santos
2 Comentários
Rômulo Monteiro
05/30/2016 at 11:14Obrigado Rev. Daniel. Em um tempo em que as informações correm soltas, é imprescindível orientações de procedência. Vou comprar!
Junio Pereira nunes
10/31/2016 at 00:40Maravilhosa indicação Rev.Daniel.
Mas,só especifica-me uma coisa,o que significa a expressão ideologia de esquerda na area de história, será muito util para mim o seu esclarecimento,como sempre.No mais obrigado!