Diz o preguiçoso:
Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas. (Pv 22.13)
Uma leitura rápida deste provérbio pode nos levar a pensar que o melhor termo para descrever este tipo de pessoa seria medroso e não preguiçoso. Ele não quer sair de casa porque teme ser atacado e morto pelo leão que espreita e ataca pelas ruas. Pensando melhor (e lendo com mais atenção), este provérbio está na verdade nos desafiando a pensar na preguiça como a fonte das maiores mentiras – aquelas que nós mesmos inventamos e nos tornamos subjugados por elas. Li recentemente algumas dicas de como iniciar o dia de trabalho tratando já dos piores problemas, antes que eles se agigantem em nossa mente e se tornem como leões prontos a nos devorar. Iniciar o dia tratando dos maiores pepinos impede que eles adquiram personalidade de leão e tantos outros monstros, permitindo que o restante do dia seja produtivo. Segundo a sabedoria deste provérbio, a mentira criada pelo preguiçoso tem a finalidade de garantir sua zona de conforto e alimentar sua procrastinação. Pior do que ser devorado pelo leão que está lá fora é ser vitimizado e morto pela mentira que inventamos porta a dentro.
D. Santos
3 Comentários
[email protected]
08/21/2014 at 09:51Grato.
Marcos André Marques
JAIRZINHO PEREIRA DE OLIVEIRA
08/22/2014 at 22:21Não é fácil descascar grandes pepinos já pela manhã, mas inventar que existem leões pronto prá impedir o trabalhador preguiçoso a trabalhar, essa é demais. Porque não enfrenta e mata um leão por dia como alguns motivados dizem, certo?
Reverendo Daniel que beleza de ensaio. Deus lhe ilumine a cada dia e lhe dê força para descascar os pepinos que aparecer, sejam grande ou pequenos.
Daniel Santos Jr
08/23/2014 at 07:24Obrigado Jairzinho. É isso mesmo. Um leão de cada vez.