Estive pensando na mania comum das pessoas falarem o que pensam sobre nossa vida. Todo mundo parece ter uma opinião sobre o que somos, o que fazemos e falamos. O que mais me incomoda mesmo é que essas opiniões nem sempre são as mesmas; cada um pensa algo diferente sobre o que somos, o que deveríamos fazer ou falar. Depois de um tempo isso acaba nos deixando perturbados. Quando isso acontece, sempre retorno ao que Deus disse por meio do profeta Jeremias: “Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, para dar-lhes um futuro e uma esperança” (Jr 29.11).
Essa palavra sempre me traz de volta ao ponto de onde nunca deveria ter saído; o ponto em que entendemos que aquilo que Deus pensa a nosso respeito é o que realmente conta. Nem mesmo a nossa opinião sobre nós deve ser usada como palavra final a respeito do que somos, pois geralmente pensamos de nós como não convém. Há duas coisas que a opinião que Deus tem a nosso respeito que faz toda a diferença; ela nos proporciona um futuro e uma esperança.
O que Deus pensa a nosso respeito nos proporciona um futuro porque seus pensamentos se concretizam. Seus pensamentos não são apenas uma dica daquilo que pode acontecer. Não! Pelo contrário, os pensamentos de Deus são o enredo da nossa vida. Essa é a razão por que o que Deus pensa a meu respeito proporciona um futuro. Ninguém é capaz de pensar o nosso futuro, muito menos fazê-lo acontecer. Confie naquilo que Deus pensa de você. O que os outro pensam ou aquilo que você pensa pode nunca acontecer.
Finalmente, aquilo que Deus pensa a nosso respeito nos proporciona esperança porque somos vistos por ele como uma criatura que seu filho amou de tal maneira que entregou sua vida para nos reconciliar com o seu pai. Depois do que Cristo fez por nós, o que Deus pensa de nós inclui, no mínimo, a ideia de viermos para sempre em comunhão com ele. Para seres mortais como somos, não existe esperança maior. Pense nisso.