Estive Pensando 31

Estive Pensando nas palavras do provérbio que diz: “O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor” (Provérbios 17.3). Eu gostaria que Deus tivesse dado essa capacidade ao ser humano; cada um deveria ser capaz de provar o seu próprio coração. Já sabemos de antemão que o coração humano é enganoso, além de ser desesperadamente corrupto (Jeremias 17.9). Por que Deus não nos deu a capacidade para prová-lo?

Esse provérbio afirma a prerrogativa que o Senhor tem de provar nosso coração, mas oferece também dois elementos de comparação para entendermos a afirmação feita. O crisol é um recipiente feito de material resistente a altíssimas temperaturas, onde metais como a prata são provados. O forno, por outro lado, é um ambiente capaz de produzir temperaturas altíssimas, dentro do qual metais como o ouro são provados.

Em ambos os casos a temperatura é o elemento definidor na tarefa de provar a prata e o ouro. O efeito do calor extremo nesses dois elementos provoca a remoção de impureza que foram acumulando ao longo do tempo na composição da prata ou do ouro. O ponto crucial na comparação é realmente sugestivo. Metais de valor acumulam impurezas e outros elementos em sua composição que não são possíveis de ser identificados a olho nu. Sem a intervenção do calor, o valor desses metais continua sendo mascarado pelo brilho externo do metal.

Semelhantemente, o coração do ser humano acumula impurezas ao longo da vida que dificilmente somos capazes de identificar, muito menos nos livrar delas. Como já sabemos por meio do profeta Jeremias, o coração humano é extremamente enganoso; seu brilho pode esconder muitas impurezas que somente o Senhor pode identificar e retirar. O poder do fogo purificador do nosso Deus tem sido desde sempre a única ferramenta capaz de sondar o coração e purificá-lo de suas impurezas.

Assim, sendo, esse provérbio nos faz lembrar de que as imperfeições do nosso coração fazem parte de quem somos. Arrancá-las significa arrancar parte de nós; queimá-las com fogo certamente será percebido por nós como queimar a própria carne. Essa é a razão por que nunca seremos capazes ou eficientes na tarefa de provar nosso coração. Pense nisso.

Lembrou-se de alguém enquanto lia? Compartilhe.

Professor, pesquisador e pastor. Amo ouvir, refletir e divulgar boas ideias. Creio, sigo e sirvo o Deus que se revelou nas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos.

Deixe um comentário