Estive Pensando 20

Estive pensando no modo como reagimos diante da situação quando dizemos: “Estou com um desejo enorme de fazer algo, mas não sei o que é”. Geralmente esse tipo de situação acontece mais no início de cada ano, quando sentimos a necessidade de encontrar uma motivação nova para lidarmos com problemas velhos. Há uma passagem na bíblia que promete tratar exatamente desse problema: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Salmo 37.4). Por ser uma promessa tão simples, somos tentados a ignorá-la crendo que não funcionará em nossa vida. Não a ignore sem antes entendê-la.

Primeiramente, observe que a promessa reconhece os desejos do coração; o salmista poderia ter dito, “ignore os desejos do seu coração e busque agradar somente os desejos do Senhor”. Se ele tivesse dito isso, teríamos que viver com um monstro dentro de nós, pois não temos como impedir que o coração deseje coisas. A promessa no salmo considera o desejo do coração porque foi Deus quem o criou assim. O coração é um instrumento poderoso que nos impulsiona a querer sempre buscar infinitamente mais do que temos e somos. O responsável por isso é Deus, pois nos criou conforme a sua imagem.

Pense nisso, nenhum outro ser vivo tem a ambição de querer algo maior e muito além da sua realidade. Mais do que isso, nenhum outro ser vivo deseja reinventar a sua realidade. Nunca um João de barro intentou fazer um ninho de gravetos em lugar da pequena casa de barro que é parte da sua realidade. Nunca ele tentou fazer uma casinha maior para abrigar também os filhotes quando crescessem. Nunca ele tentou abrir uma pequena janela para entrar luz ou ventilação. O coração humano, todavia, é uma fonte inesgotável de desejos; muitas vezes desejos impossíveis de serem alcançados.

A resposta para esse dilema é simples de entender, mas difícil de acreditar. Devemos nos empenhar para nos agradarmos do Senhor. Note que o texto não diz “agradar ao Senhor”, mas sim “agradar-se do Senhor”. Agradar ao Senhor significa fazer algo para agradá-lo; agradar-se do Senhor significa deixar que ele agrade o seu coração. Isso é simples de dizer, mas difícil de fazer. Deixar Deus agradar o nosso coração significa empenhar-se para fazer aquilo para o que ele criou o nosso desejoso coração. Você consegue fazer isso lendo e obedecendo aquilo que está registrado na sua Palavra.

O coração humano é insaciável e indomável, nunca conseguiremos fazer tudo o que ele quer. Se aceitarmos a promessa feita pelo salmo, Deus se compromete em satisfazer os desejos (plural!) do nosso coração. Pense nisso.

Lembrou-se de alguém enquanto lia? Compartilhe.

Professor, pesquisador e pastor. Amo ouvir, refletir e divulgar boas ideias. Creio, sigo e sirvo o Deus que se revelou nas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos.

Deixe um comentário