Estive Pensando nas palavras de Cristo na oração que ensinou aos seus discípulos: “venha o teu reino” (Mateus 6.10). Eis um excelente ajuste em nossa lista de pedidos ao pai. Qual foi a última vez que você pediu, em suas orações, para que o reino de Deus viesse? Alguns responderiam a essa pergunta com outra pergunta: “precisamos pedir para que o reino de Deus venha ou ele virá independentemente de pedirmos isso?” De fato, o reino de Deus tem o seu tempo; ele virá quando for chagada a hora e essa hora só o pai sabe.
Jesus não está ensinando que o reino de Deus não virá se não pedirmos isso. A frase “venha o teu reino” expressa um desejo; desejar que o seu reino venha significa alimentar uma expectativa genuína e estratégica para a organização e priorização das muitas coisas que desejamos que aconteça. Desejar que o reino dele venha implica diminuir o interesse que geralmente alimentamos de que algumas coisas aconteçam primeiro. Veja, então, que desejar que o reino venha afeta diretamente nossa lista de desejos.
Um dos ladrões que foi crucificado ao lado de Cristo chegou em um ponto em sua vida quando entendeu a importância de colocar a vinda do reino em prioridade. Ele disse, “lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (Lucas 23.42). Para ele, a vinda do reino traria maiores benefício para sua situação do que pedir para que Jesus operasse um milagre e o libertasse daquela cruz. Seu pedido revelava um conhecimento do reino de Deus, seu desejo revelava uma reorganização de valores. Ele desejou o reino mais do que a própria vida.
Semelhantemente, quando Jesus ensinou aos seus discípulos a importância de desejar a vinda do seu reino ele estava ajudando-os a reorganizar seus valores e expectativas. Após a morte e ressureição de Cristo, desejar a vinda do reino significa desejar a consumação do seu reino. A bíblia nos ensina que a consumação do reino de Deus trará um fim ao tipo de vida que desfrutamos hoje. Pare um momento e pense: quantas coisas você gostaria muito que acontecesse antes da consumação do reino de Deus?
Em outra ocasião, Jesus deixou claro que deveríamos buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Quando fizermos isso, as demais coisas se reorganizam na fila atrás desse primeiro fator que é o desejo pelo reino de Deus. Pense nisso.