Estive Pensando 19

Estive pensando essa semana, a última semana completa do ano, sobres coisas que nunca comecei a fazer, as que não consegui continuar fazendo e aquelas que nunca deveria ter começado. As resoluções de ano novo sempre me fazem pensar nesses três temas. O maior obstáculo a ser vencido é o tempo, pois ele não para. Sobre as coisas que não consegui começar a fazer, o tempo me faz sentir o peso da demora. Sobre as que não continuei fazendo, o tempo me faz sentir frustrado. Sobre as que nunca deveria ter começado, o tempo despeja sobre meus ombros a culpa. O que pode ser feito, já que não temos como interferir ou criticar o tempo?

Com respeito às coisas que nunca comecei a fazer, pense em duas coisas: Você não conseguiu começar por que são coisas impossíveis, coisas que você nunca deveria ter pensado em fazer? Ou, são coisas que a oportunidade ainda não chegou para que elas fossem feitas? Em 2025, aprenda a reconhecer coisas que são impossíveis de serem realizadas e desista para sempre delas. Em lugar disso, dedique seu tempo para observar as oportunidades que surgem para aquelas coisas que são possíveis, mas somente por um breve momento.

Com respeito às coisas que não continuei fazendo, a preocupação deve ser diferente, pois tem a ver comigo. Parei por que me faltaram recursos, apoio, tempo e inspiração ou parei por que não lembrei que todas essas coisas requerem de mim um planejamento antecipado? A empolgação de conseguir realizar uma tarefa tende a criar em nós um falso sentimento de poder e independência. Em 2025, aprenda a planejar como e onde encontrar recursos, apoio, tempo e inspiração. Do contrário, o tempo será seu pior inimigo.

Com respeito às coisas que já deveria ter parado de fazer, pare! Busque ajuda em Deus, na sua palavra e amigos que são tementes a Deus. Na passagem do ano fizemos a famosa contagem regressiva; faça agora a contagem progressiva: quantos dias você já conseguiu concluir sem cair no mesmo erro. Lembre-se de que a queda causa o seu dano muito mais rápido do que nosso empenho para reconstruir. Nem todos viverão o suficiente para reconstruir tudo o que destruíram. Em 2025, faça o compromisso de andar com Deus e reconstruir sua vida. Pense nisso.

Lembrou-se de alguém enquanto lia? Compartilhe.

Professor, pesquisador e pastor. Amo ouvir, refletir e divulgar boas ideias. Creio, sigo e sirvo o Deus que se revelou nas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos.

Deixe um comentário