Quarentena em Jó

O projeto de gravar 40 estudos ao vivo no livro de Jó teve início em 23 de março de 2020, por ocasião do início do isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19. As aulas foram preparadas com base no livro de minha autoria Integridade apesar de tudo (Clique aqui para adquirir o livro) e expandidas a cada dia com as perguntas que foram recebidas durante as gravações ao vivo. A premissa inicial por trás do projeto era: criar uma experiência de estudo da bíblia que não nos deixasse enlouquecer com a avalanche diária de notícias sobre COVID-19. Quando as aulas começaram e as interações dos participantes foram chegando, descobri que Deus estava usando a Quarentena em Jó para fazer algo muito maior. Maior no sentido de não ter sido planejado previamente e por não estar sob o meu controle. O que Deus faz por meio do que planejamos é muito maior e mais duradouro.

Desde o início eu estava consciente de dois desafios que poderiam arruinar por completo o programa: 1) a concorrência com milhares de outras Lives no mesmo dia e horário e 2) a dependência da tecnologia (Zoom, YouTube e internet) para transmissão ao vivo, num período de grande sobrecarga no uso das mesmas plataformas.

Para contornar o primeiro desafio, apostei e investi na criação de um padrão visual nas aulas que gerasse uma experiência de aprendizagem. O padrão visual criado teve, obviamente, a colaboração de uma equipe que me assistia semanalmente na compilação de blocos específicos em cada aula. Geimar Lima, meu assistente de pesquisa, foi responsável por preparar cada apresentação com os textos bíblicos referentes a cada aula, deixando a apresentação no ponto para que eu pudesse construir a apresentação daquele dia. Amanda Maciel foi responsável por preparar as fotos que apareciam no final de cada aula, garimpando nas mídias sociais pela hashtag #quarentenaemjó e colocando no formato adequado para cada apresentação. Antes de ir ao ar, as apresentações eram checadas pelo assistente de pesquisa procurando erros de sincronização entre animações e ideias, um trabalho que se mostrou crucial para a qualidade final de cada aula.

Equipe QJ

Equipe: Igor, Felipe, Daniel, Geimar e Amanda.

Para contornar o segundo desafio, o apoio técnico especializado e eficiente do Felipe Oliveira, coordenador de toda a infraestrutura para transmissão das aulas ao vivo, foi indispensável. Felipe foi também o criador das imagens que divulgavam o projeto no Youtube, Instagram e Facebook. Foi dele a ideia de inserir uma máscara azul sobre uma foto minha que já existia. Por causa do suporte técnico do Felipe, foi possível gravar os episódios da Quarentena em Jó em locais separados: eu transmitia via Zoom da minha casa, o Felipe recebia a transmissão e repassava para o Youtube. A Amanda fazia seu trabalho também de sua casa, enviando as imagens já prontas para a apresentação. O Geimar assistia as aulas ao vivo transcrevendo para o bate-papo no Zoom as perguntas postadas nos comentários do Youtube. Ocasionalmente, ele selecionava algumas perguntas para aulas posteriores e me lembrava de responde-las. Finalmente, após a aula ao vivo ter sido finalizada, o Igor Sena assistia novamente cada uma delas para elaborar o roteiro descritivo, indicando o ponto específico em que cada tópico era tratado naquele vídeo. Ao fazer isso, Igor também anotou a frequência das pessoas participando em cada uma das aulas, permitindo uma noção de participação média durante o projeto. Por causa de todas essas pessoas trabalhando remotamente, o segundo desafio pode ser contornado até mesmo quando quedas na internet aconteceram na casa daquele que era o coordenador técnico da transmissão. Nessa aventura, acabamos descobrindo que a transmissão do Zoom diretamente para o Youtube não era interrompida quando a internet caia para o Felipe.

Ainda faltando algumas poucas aulas para terminar a Quarentena em Jó, agradeço a Deus por querer usar esse projeto para realizar muitos outros objetivos que jamais sonhei alcançar.

Se você ainda não teve a oportunidade de participar de uma aula ao vivo, planeje-se conforme o cronograma na lista do canal (clique aqui para acessar) antes que a Quarentena em Jó chegue ao fim. De qualquer forma, todas as aulas ficarão gravadas no canal do Youtube. Duvidas, comentários e solicitações, use o e-mail: quarentenaemjo@gmail.com

Agradeço a todos que participaram até aqui, assistindo, perguntando e divulgando.

 

Daniel Santos

.

.

Lembrou-se de alguém enquanto lia? Compartilhe.

Professor, pesquisador e pastor. Amo ouvir, refletir e divulgar boas ideias. Creio, sigo e sirvo o Deus que se revelou nas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos.

Opinião, comentário ou crítica.